quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Escondidinho de carne seca












Este escondidinho foi elaborado da maneira mais simples possível e com o mínimo de gordura, para ficar "delicious"...
E, de fato, o sabor ficou sem noção nenhuma !
Comemos apenas uma colherada, pois estamos no maior regimão, mas... até agora vem aquele gostinho de quero mais!!
Quando acabar a dieta, vou mandar duas colheradas... no mínimo... hihihi!!
Olha a receita aí, pessoarrrr...

Escondidinho de carne seca

500 g carne seca (usamos aquela embalada a vácuo)
1 colher (sopa) azeite
2 cebolas cortadas em pétalas
3 dentes de alho picados
1 tomate picado (sem pele)
1 punhado de cebolinha e salsa picadinha
pimenta síria (zattar) e sal a gosto
400 g mandioca
1 copo de leite (aproximadamente)
2 colheres de requeijão (usamos o light, da "danúbio")
queijo ralado grosso

Preparo:
Deixar a carne de molho em água de um dia para o outro, para dessalgar.
Retiramos a gordura aparente.
Colocar na pressão com água por 30 minutos. Retirar, desfiar e reservar.
Um uma panela, aquecer o azeite e fritar o alho. Acrescentar a carne, a cebola e a pimenta e dar uma fritadinha. Se nescessário, colocar um dedinho de água, para não grudar. Depois juntar o tomate, a salsa e a ceboliha e acertar o sal.

Bater a mandioca cozida com sal no liquidificador e ir adicionando o leite aos poucos, até virar um creme espesso.
Levar ao fogo, juntar uma colher de requeijão e deixar apurar.

Montagem:
Em uma forma refratária, colocar a carne preparada, e cobrir com a massa de mandioca. Passar a outra colher de requeijão e salpicar queijo ralado.
Levar ao forno para gratinar. Aproximadamente 30 minutos.

Serve bem 3 pessoas.

11 comentários:

Elvira disse...

Tão bom que me parece este pratinho! :-)

Pri disse...

Ai, Elvira...
Nem me lembre que já dá água na boca... hihihi!
Bjinhos e muito obrigada pelo comentário!

. disse...

Pri

Quem fez essa delícia, vc ou sua mãe?
Menina, adoro carne seca...mas agora maneirando na comida, já viu, né?
Bjs
Sonia NOvaes

Pri disse...

Então Sonia,
Este escondidinho fizemos juntinhas... uma desfiando a carne, a outra amassando a mandioca, até meu pai deve ter entrado "na dança"... rs!
Inclusive, o papai Hélio faz um strogonoff de frango desfiadinho, hum... sem nenhuma noção!
Só provando, mesmo!
Bjitos carinhosos...

Unknown disse...

Ol´´a Pri,td bem?Eu estava aki procurando uma receita de escondidinho,e resolvi dar uma olhadinha na sua.Menina!!!!!amei seu blog,adorei vc por suas palavras,pq a gente sente que vc tem Deus no coraçaõ.Sua receita será testada agorinha...rsrs..embora estajamos de regime,mas estou com muita vontade de experimentar esse escondidinho,e dar uma fugidinha de vez enquando ne?"Faiz parte"Posso add ao meu blog?Me visite tb....www.tudoearte-dakattyy.blogspot.com.Bjus e que Deus bençõe vc e tds os seus.

Anônimo disse...

Pri,
estou engatinhando na arte de cozinhar. Estava doida para saber como se faz escondidinho. Entrei no Google, e, dentre as milhões de receitas, escolhi a sua. Não deu outra: FICOU PERFEITO! O MELHOR ESCONDIDINHO DA TERRA!
Obrigada e parabéns pelo talento.
Beijos,
Claudia Sá

Anônimo disse...

Dentre todas as receitas que eu vi e dentre todos os que eu já comi, esse, sem sombra de dúvida é o melhor. Fez muuuuito sucesso! Obrigada!

Daniele Barabacha disse...

Oi Pri, meu nome é Daniele, sou de Joinville/SC e gostei da sua receita do escondidinho de carne seca.. hj eu e uns amigos vamos pra praia, apesar da chuva que está por aqui, e vamos fazer a sua receita =)
Bjos

Anônimo disse...

Entao.... fiz pra ver como fica.... So que ao inves do requeijao, coloquei creme de leite na massa... e antes de salpicar o queijo ralado, coloquei batata palha tambem....
Esta no forno agora...
Vamos ver o que da essa engenhoca toda que aprontei....

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Angélica disse...

Essa receita é nota mil. Virou meu carro chefe. Obrigada!