sábado, 10 de fevereiro de 2007

Quiche de alho porró

Hum... só de falar em queijo me dá água na boca.
Hoje tinha muito o que fazer. Mas como o carro deu "pobrema" e tive que abandonar no mecânico... acabei adiando as tarefas básicas.
Quando percebí, estava de cara na net vislumbrando as fotos e receitas de alguns blogs.
Fiquei motivada e resolví criar um também.

Bom, voltando ao queijo, lembro-me como se fosse hoje, do aroma do quiche que resolví inventar, com minha mãe, na ceia do Natal e do Ano Novo.
O quiche do Natal foi sofrido. A forma de fundo removível era nova. Mesmo meu pai, desejoso em ajudar, lavando a forma... não teve jeito. A torta ficou por inteiro prateada... ai, que perda dolorosa.
Já no Ano Novo, lavamos muuuuito bem a forma e resolvemos fazer o tão esperado "quiche de alho porró".

A receita é muito simples... foi totalmente improvisada, mas ficou maravilha de gostosa!

Massa:

1 e meia xícara de farinha, uma pitada de sal, uma clara, uma pitada de fermento em pó e manteiga até dar o ponto. Misturar tudo com as mãos. Dependendo do dia (mais calor ou mais friozinho) a massa vai requerer uma quantidade de manteiga para dar a liga. Eu, particularmente, uso o mínimo de gordura em tudo. Quando a massa está começando a dar liga eu amasso bem, enrolo num filme plástico e coloco um pouquinho na geladeira.

Depois de friazinha, pego uma forma pequena (só em ocasiões especiais uso a forma com aro removível) e espalho a massa no fundo e na lateral. Faço uns furinhos com o garfo e coloco no forno para pré assar. Não gosto muito de colocar tempos e temperaturas, pq variam muito. Prefiro colocar características que observamos durante o processo. Por exemplo, quando a massa começar a dourar, tirar do forno e reservar um pouco, até dar uma esfriadinha.

O recheio ideal para o quiche deve ser fino, discreto e bem sequinho.

Recheio:

1 talo pequeno de alho porró cortado fininho, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 cenoura raladinha, 1 colher (sopa) requeijão, azeite, pimentas sortidas em grãos raladas na hora, sal.

Refogar a cebola e o alho no azeite até dourar. Juntar o alho porró e a cenoura. Quando estiver bem cozidinho, desligar o fogo e adicionar o requeijão, a pimenta e acertar o sal.

Estando morninho, colocar sobre a massa.

Cobertura:

Bater uma clara em neve, depois, ainda com a batedeira ligada, juntar a gema (sem a película externa) até formar um creme amarelinho. Agora, ir misturando suavemente um pouco de creme de leite (2 e 3 colheres de sopa). Colocar sobre o recheio e salpicar queijo parmesão ralado grosso.

Levar ao forno até ficar bem douradinho. Normalmente demora de 20-30 min.

Infelizmente não tirei foto da torta-quiche cortada... mas da próxima vez estarei mais preparada.

Fica uma delícia e com um sabor súper delicado. Vale a pena!!

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Obrigada, Pri, pela receita.
Vou testar e depois conto se obtive sucesso.
Um beijo.

Celia disse...

HUMMMM!!!
Que delicia!!
Só de olhar, me da agua na boca.
Esse quiche é maravilhoso, naum deixe de fazer.
Parabéns Pri.
Beijão

Pri disse...

Quiche é bom d+, mesmo!
Precisamos fazer mais vezes...
Hihihi.