quinta-feira, 10 de maio de 2007

Bolo de abobrinha

A primeira vez que me deparei com um bolo de abobrinha italiana [zucchini] foi no blog da querida Karen, do Kafka na praia. Achei interessante, mas me faltou um pouco de coragem pra arriscar.

Foi então que minha mãe chegou aqui em casa dizendo... "sabe a Tia Dirce... me passou uma receitinha deliciosa de bolo... e adivinha qual o ingrediente... abobrinha"...

Depois desta... resolvemos encarar juntas esta aventura.

Ficou tão gostoso que fizemos duas vezes na mesma semana e tive que tirar uma foto da segunda versão. Até meu papi, que não liga muito pra doce, amou :oP

Ele é um bolo mega fácil... o ínico trabalho é ralar a abobrinha [rs], pq o resto é só misturar, a mão mesmo.

Fizemos meia receita, pq dá certinho na minha forminha de bolo inglês.

O bolo fica beeeeeeem molhadinho e a casa toda fica com um cheirinho... hum... não posso nem lembrar, se não vou querer fazer de novo.

Ah... a receitinha da Karen está aqui. Inclusive é muito apetitosa esta opção com chocolate... será a proxima eleita.

Abaixo coloco a receita inteira, que minha tia faz, com alguns comentários básicos... hihihi.

Receita do bolo

1 copo de açúcar refinado
1 copo de açúcar mascavo [fundamental]
2 copos de farinha de trigo [na segunda vez que fiz, coloquei meio copo de farinha integral]
1 colher [chá] de sal
1 colher [chá] de bicarbonato de sódio
1 colher [chá] de pó royal
3 colheres [chá] canela em pó
2 colheres [chá] de essência de baunilha
2 ovos
1 copo de óleo de milho [mal cheio]
2 copos de abobrinha italiana ralada, tipo palito [apertar bem no copo]
1 copo de passas sem sementes
1 copo de nozes picadas ou castanha do pará [coloquei um pouquinho das duas]

Misturar todos os ingredientes na ordem acima.
Colocar em forma de bolo inglês untada e enfarinhada.
Levar ao forno médio-alto de 50 minutos a 1 hora.


Aprovadíssimo...

Valeu muito a pena a curiosidade :o}

13 comentários:

Agdah disse...

Menina, ficou com uma cara linda.

Karen disse...

Essa receita também parece ótima! Adoro bolos com passas e nozes...

Pri disse...

Agdá... que bom que vc gostou... e vou te falar uma coisa... o gostinho e o cheirinho é ainda melhor que a cara... rs.

Karen... tb gosto bastante desta mistura. Hum... E o bom é que enquanto as nozes ficam crocantes, as passas pegam umidade do bolo e ficam super macias.

Bjinhos e bom fim de semana, amigas.

Elvira disse...

Já vi essa receita várias vezes e tenho alguma curiosidade em testá-la... O seu bolo parece bem bom. :-)

PS: já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues de culinária em língua portuguesa e registar o seu blog...? É aqui:
http://www.cozinhasdomundo.com/

Carla Ventura disse...

ei, voltou!
:)

Eli disse...

Pri em primeiro lugar quero pedir mil desculpas?! Pois vi que comentou no blog mas pensei que tinha apenas dado uma passadinha e não que tinha voltado com força total. :) Agora estou tento que ler tudo de uma vez. hehehe Que delícia que voltou! E o bolinho está um luxo!

Pri disse...

Elvira... muito obrigada.
Vou te dar uma dica... mate esta curiosidade... vc não vai se arrepender.

Carlinha...
Voltei... viva.

Lica... estou muito feliz também...
Pena que não estou conseguindo acessar com tanta frequencia.
Mas tá bão... devagar e sempre... hihihi. Brigada pelo carinho.

Meninas, um bju e um abençoado fim de semana :o]

Anônimo disse...

É eu sou Itáliana e não conhecia esta receita vou fazer, depois te conto

Pri disse...

Olá Marzia...
Tudo bem?
Faça sim, tenho certeza que vc vai gostar...
Ah... meu vô é italiano... será que somos parentes? rs.
Bjinhos.

Lena disse...

Olá
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena

Anônimo disse...

vc esqueceu de acrescentar o chocolate nos ingredinetes.

Mari disse...

Pri! Achei o blog... e o tal bolo de abobrinha!!! Vou ter q testar essa receita :-)
Depois te conto!
Bjinhos

Frutos de minhas mãos - artesanato em geral disse...

Amiga, obrigada pela receita, mas tenho uma perguntinha, esse bolo não leva ovos? Ontem copiei a receita e, quando estava executando, vi que não tinha ovos!... Na duvida, resolvi adicionar 3, por minha conta... ah! tb fiz uma pequena alteração, bati metade da abobrinha, com os ovos e o óleo no liquidificador e misturei com os demais ingredientes... FICOU MA RA VI LHO SO! Meu marido, que detesta abobrinha comeu quase metade do bolo ainda quente!rssss
beijinho e muito obrigada!
Parabéns pelo blog!
Rosaria