segunda-feira, 7 de maio de 2007

Nhoque de mandioquinha com bife de panela































Esta receitinha vou escrever chorando...

Na verdade, meus pais estavam de férias, e ficaram alguns dias aqui em casa me fazendo companhia, comidinhas e muita alegria, como sempre :o]

Mas agora a molezinha acabou e eles já estão partindo... buá.

Tudo bem, a vida continua e temos muuuuuuitos motivos pra agradecer a Deus e para ser feliz.

Bom, como despedida, a mamis fez um nhoque, que eu amo muuuuuuito.

E melhor ainda, com massa de mandioquinha, que tenho uma paixão pelo sabor e pelo cheirinho, desde pequenininha.

Tanto o nhoque como o bife ficaram uma delícia e vou passar a receita pra vcs.

Ah... minha mãe faz o nhoque do jeitinho que minha vozinha italiana fazia... com muita massa [batata, mandioca, mandioquinha] e pouca farinha. Assim fica bem saboroso e levinho... bem "soft"... hihihi.


Buon appetito!

Receita do nhoque

Massa

1 kg de mandioquinha cozida, amassada e fria
1 colher [sopa] de manteiga
1/4 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de farinha de trigo integral
1 ovo
sal a gosto

Misturar tudo e fazer os rolinhos de 1,5cm em mármore enfarinhado, e cortar.
Colocar 6 copos de água para ferver com 1 fio de azeite.
Mergulhar os nhoques e retirar depois que subirem.
Colocar em um pirex, regando com o molho e queijo parmesão ralado grosso.

Molho

1 kg de tomate sem pele, picado
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
1 colher [sopa] de azeite
1 caldo de carne
1/2 xícara de azeitonas picadas
sal a gosto
algumas folhas de mangericão fresco

Fritar o alho e a cebola no azeite. Colocar o restante e deixar apurar.

Receita do bife de panela

1 kg de alcatra [miolo] cortada em bifes
temperar com alho, sal e limão [de um dia para o outro]

Fritar os bifes em um pouquinho de óleo [milho].
Em uma panela de pressão, intercalar os bifes com fatias de tomate e rodelas de cebola e azeitonas picadas. Regar com uns fios de azeite.
Fechar a panela e deixar na pressão por 5 minutos.

Servir o nhoque com os bifes e uma saladinha básica.

Rende umas 5 porções...

2 comentários:

. disse...

Oi,lindinha, coração...
Nossa que saudades de vcs e dos paitos...
Eles estiveram aqui no final de semana,né?
Estávamos em Pompéia e chegamos no domingo à tarde.
Fala para seus pais que o Abe, vai aposentar amanhã(31) e quando eles vierem para cá, vamos comemorar.
Outra coisa,menina que nhoque maravilhoso,fiz outro dia à noite,comemos uma travessa cheiinha...uau que delícia,parabéns...
Beijos...
Sonia Novaes

Pri disse...

Sonia querida...
Estamos todos aqui com muitas saudades.
Minha mãe resolveu ficar um pouquinho comigo esta semana, e está me ajudando muito... principalmente pelos papás deliciosos... hihihi... brincadeirinha... é claro que não é só por isso... mas nada como uma polentinha quentinha da mama, depois de um dia cansativo e num friozinho destes, né?

Fiquei muuuuuito feliz com as novas. Temos que comemorar esta aposentadoria... estourar uma champagne.
Ah... o pai do Abelardo melhorou?

Hum... que bom que vcs gostaram do nhoque... é uma delícia, mesmo... já estou ficando com vontade de comer novamente.

Bjinhos e fiquem com Deus.