quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Frango ensopado com polenta


Geeeeeente!
Comida de mamãe não tem igual...
Tá bom que já estou bem grandinha (24 anos... hihihi!), mas não há nada melhor do que um almoço na casa dos pais!
Este feriado estive com eles, e pude saborear intensamente os manjares da mama!
Para não dizer que não colaborei, ela me botou pra mexer a massa da polenta...
Então, aproveitei e aprendí direitinho "como é que se faz" este delicioso frango com polenta. Receitinha italiana que tem passado de geração em geração... não pude perder esta oportunidade de registrar tudo :o)
E, é claro, partilhar com todos vcs, muito queridos pra mim!
Lá vai:

Frango ensopado com polenta

600 g sobrecoxa (cortada a passarinho), sem pele, temperada com alho, caldo de frango em pó, páprica picante e sal.
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picada
5 tomates picados (sem pele)
pimenta preta, branca e vermelha ralada na hora, a gosto
8 azeitonas verdes picadas
salsa e cebolinha
sal a gosto

Polenta:
2 xícaras de fubá
1 litro de água, aproximadamente
1 caldo de carne em pó

Fritar o alho e o frango no azeite. Ir acrescentando os outros ingredientes e deixar apurando até amolecer o frango. Juntar a salsa e cebolinha no final do preparo.

Misturar o fubá com um pouco de água até ficar um creme.
Colocar um litro de água para ferver com o caldo em pó. Ir acrescentando o creme de fubá aos poucos, sem parar de mexer.
Deixar cozinhar por meia hora , aproximadamente, mexendo de vez em quando.
Quando chegar no ponto, despejar num refratário.

Obs.: O ponto vai depender do gosto. Mais mole ou mais dura.
Se deixar mais durinha, no dia seguinte dá para cortar e fritar... salpicando queijo ralado... hum... que delícia... mas não fica nem um pouco light... :oP

Ah... serve bem 3 pessoas.

5 comentários:

Eli disse...

Missericordia!! Esse franguinho da sua mãe eu vou fazer essa semana com a polenta, eu quase morri quando vi essa fotinha! Dê os parabéns a ela. :)

Pri disse...

Nossa, Lica!
Contei pra minha mãe do seu comentário e ela ficou muuuuuuito feliz!
Modestia parte, estava uma delícia, mesmo!!
Tenho certeza que o seu também ficará uma maravilha :o)
Depois me conte, ok?
Bju.

. disse...

Pri

Lá na mesa do dia a dia do mineiro, não pode faltar a famosa polenta, que lá é chamada de angú...
Numa das muitas histórias que escrevi, mfalei de D.Beluta uma senhorinha de Resende Costa, que não come se não tiver o angú de fubá todos os dias.
Ela usa um instrumento super interessante que se chama estrela e serve para desencaroçar a polenta quando empelota...rsss.
Vou fotografar e colocar lá no meu blog para vc ver...se gostar te dou uma de presente...compro bastante quando vou à Minas e tenho uma de reserva aqui em casa, pode vir buscar se quiser, é lógico...
Beijos...
Sonia Novaes

Pri disse...

Sonia,
Mais um motivo pra eu ser amante de Minas!
Amo polenta, ou qq prato que vá um fubazinho "mimoso"... rs!
Taz uma lembrança de sítio, da minha vó Izabel, de carinho :o)
Esta Dona Beluta deve ser muito fofa. Sabe que tenho uma paixão por senhorinãs!!
Ah... com relação à "estrela", olha que vou aí buscar, hein? Adorei... muuuuuito obrigada por tudo! De coração.

rubensonofrio disse...

i o cardo daonde sai? Num tein que bota agua?