terça-feira, 9 de outubro de 2007

Chocolacha...

Olá gente!!

Até que enfim conseguí sentar no computador...

Bom, devido a "alguns" pedidos... rs... vou passar pra vcs, com o maior carinho, a receitinha da chocolacha, ou pirulito, ou picolé, ou bolachinha... como vcs acharem melhor!
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que assistí esta receita no programa "Bem Família", da Record, e o preparo original está no site.
Como sempre acontece alguma modificação, vou passar do jeitinho que fiz, ok?
Vcs vão perceber que é um docinho beeeeem light... rs!
Antes de passar a receita, quero agradecer infinitamente a todas e todos que expressaram opiniões e que me foram tão agradáveis!!
Não sei nem dizer como fiquei radiante com tantas palavras doces...
Obrigada, meninas, de coração!! Eu nem imaginava que ia ter esta repercursão... fico lisongeada, pelos elogios virem do vcs... que são tão especiais!!!
Bom, então lá vai...
Bjinhos estrelados e fiquem com Deus!
Obs.: Qq dúvida estamos aí... hihihi.
***
Receita da Chocolacha
Creme Preto com Avelã

300g de chocolate meio amargo
1/2 copo (100 ml) de leite quente
3 colheres de (sopa) de manteiga
100g de avelãs torradas e moídas (depois de torrar no forno, esfregar para tirar a casquinha... que nem o amendoim)
3/4 de xícara (usei o copo de requeijão) de açúcar de confeiteiro
1 colher de (café) de aroma de avelãs (não usei!)
Creme Branco
400g de chocolate branco
1/2 caixinha de creme de leite
Modo de Preparo
Creme Preto : Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas. Colocar o leite para ferver com a manteiga. Triturar no liquidificador as avelãs com o açúcar. Misturar no chocolate derretido o leite quente com a manteiga e mexer até ficar cremoso (No início parece que não vai dar certo... pq fica uma "nhaca"... mas ter fé e continuar mexendo até dar o ponto. Forma uns gruminhos, mas não desistir!!) . Colocar as avelãs e o açúcar já triturados. Misture tudo. Se necessário, colocar toda a mistura em banho maria mais um pouquinho. Este creme fica bem mole, então levar a geladeira até ficar mais firminho.
Creme Branco: Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas e misturar o creme de leite até ficar cremoso. Bater bastante. Fica uma massa linda. Leve para geladeira até dar a consistência firme.
2 pacotes de bolachas para montagem. Usei a bolacha maisena, da Tostines, mas quebra muito na hora de fechar. Ah... com a bolacha maria (redonda) da Parmalat foi mais fácil.
Rechear as bolachas com uma camada beeeem generosa do creme branco e uma camada do preto. Acertar as laterais com uma espátula. Tem que estar inspirada, pra fazer a obra de arte... rs!
Derreter em banho maria 400 - 500g de cobertura ao leite (usei a cobertura dos frades - nestlé - pq tenho 'hórror ' (rs) à gordura vegetal hidrogenada) e banhar as bolachas já recheadas. Para banhar, o chocolate não pode estar muito quente e tem que dar aquela sensação de frio, na lingua. Pq daí ele está mais firme, e não fica escorrendo. Coloquei os palitos, pq tb fica mais facil de dar banhinho nos nenéns.
Depois que banhei, coloquei em uma forma com papel alumínio e levei à geladeira por uns 20 minutos, antes de embalar.
O rendimento é de aproximadamente 30 chocolachas.
E, dependendo do clima, dura até 10 dias fora da geladeira.
Acho que é isso e bom divertimento... hummmmm!!
***

10 comentários:

Laurinha disse...

Meninadocéu, e eu não tive o privilégio de experimentar ao vivo!!
Que lindinhos, e que trabalho vc teve, hein!
Parabéns!
Beijinhos,

Sheila disse...

Nossa, que light! huahauhauhaua
mas eu amei, comeria essa caixa todinha se pudesse, rsrs

vc tá de parabéns Pri! Um doce delicioso que além de ter conquistado todo mundo, estava com uma apresentação super fofa, eu amei o plastiquinho de estrelas =)

bjão

Anônimo disse...

Pri,

Já anotei a receita !
Aqui em casa também foi um sucesso !!



Beijos,

Heidi disse...

Nossa, estas chocolachas estavam divinas Pri, você acredita, no domingo passsei o dia inteirinho estudando para as provas desta semana (nem consigo respirar direito) e não tinha feito almoço
:(, então as suas bolachichas foi o meu grande prato :) e fiquei feliz, feliz.... Já anotei a receitinha, adorei! abraços.

Cláudia disse...

Pri, hoje a Gigi comeu a última chocolacha, mas é claro que eu e meu marido ficamos pedindo: ah, dá um mordinha. Até que observando bem a delíca na hora da mordida, vi que tinha uma ganache de chocolate preto, a bolacha maria e a ganache de chocolate branco. Mas essa de fazer o creme de avelãs verdadeiras, uau! coisa de profissional, Pri. Vou começar a encomendar, me aguarde!

bjs

Pri disse...

Oi Laurinha...
Que pena que não deu pra vc provar, né? Mas olha, no nosso próximo encontro faço uns especialmente pra vc!!!
Bjinhos carinhosos.

Sheila...
Que legal sua mensagem!
Vc é uma gracinha, mesmo.
E vc viu... nada light...rs!
Faz parte... é só passar o dia seguinte comendo alface e tomate...
Bjus no coração!

Gi...
Fiquei muuuuuito feliz que vcs gostaram!!
Qdo vc fizer conte como ficou, hein?
Um bju carinhoso pra vc.

Olá Dinha querida,
Quer dizer que vc almoçou as chocolachas? Hihihi.
E vc foi bem nas provas? Mande notícias, amiga...
Saudades infinitas.
Bju e fica com o Paizinho do Céu.

Olá Cláudia.
Quer dizer que as chocolachas duraram bastante, né?
Mas pode deixar que no próximo encontro levo mais... muito mais... rs!
Ah... o creme de "avelãs verdadeiras" é que dá o tcham, hummm!
Vários bjunhos pra vc :oP

Heidi disse...

Pri, aínda vou saber o resultado das provas, quanto ao seminário fui um fracasso, mais vamos seguir em frente... deixei uma brincadeira para você no blog, sinta-se a vontade em responder ok! Abraços.

Cinara disse...

OBAAAAAA! A receita que eu tanto esperava!!!! Só não sei quando terei tempo de fazer, Pri... Acho que vou passar a receita para a minha mãe fazer! :oP Beijos e obrigada por compartilhar esta delícia conosco, querida!

Cinara disse...

Pri, fiz o que eu disse aqui em cima, e passei a "missão" para a minha mãe. Ela fez suas chocolachas e ficaram deliciosas!!!! Não sobraram nem migalhas... Mais uma vez, obrigada pela receita, amiga! ;o)

Lena disse...

Olá
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena