sábado, 2 de junho de 2007

Doce de mamão :o}


Abaixo... transcrevo o e-mail que minha mega doce mãe mandou pro meu e-mail, explicando direitinho, qual a receita deste doce de mamão divino, que lembra muito minha infância.

Hum... pra quem gosta, é um prato cheio...

Não é muito doce e fica com aquela casquinha durinha por fora e cremosinha por dentro.
Geladinho, com creme de leite, fica melhor ainda.

Quando ela veio me visitar, os visinhos provaram, amaram, e ela, com todo carinho, foi fazendo e ensinando pra todos.... hihihi.

Aqui em casa é assim, sem segredos em receitas... tudo é passado pra todos... sem distinção.

Ah... tb tentamos fazer com abóbora, mas não deu muito certo... se alguém já fez e quiser partilhar... será muito bem vindo.

Bjinhus no coração.


"Doce de mamão da época da vovó. Descascar um mamão Formosa, de tamanho médio. Cortar em cubos, lavá-lo bem e deixar de molho em uma vasilha cobrindo com água e com uma colher de sopa cheia de bicarbonato ou pó royal. Deixar por 3 horas. Depois deste tempo, lavar bem e colocar numa panela com água até cobrir os pedaços de mamão com 1/2 kg de açúcar e alguns cravos. Deixar fervendo até a água diminuir bem o volume, formando uma caldinha, mais ou menos 2 horas. Não precisa ficar mexendo. Colocar num vidro e levar a geladeira. Fica muito bom com creme de leite. Taí a receitinha. Beijoka."

16 comentários:

Karen disse...

Receita para guardar! O mamão precisa estar verde?

. disse...

Oi,Pri...
Se visse meu pé de mamão como está lindo...ia amar...acho que vou fazer essa receita sua com um dos muitos mamões que tenho aqui no meu jardim.
e gostei da idéia de colocar bicarbonato ao invés de cal,acho que fica menos agressivo...ah! esse doce me deu até água na boca.
E tb dá para fazer com ele quase maduri,viu Karen?
Bjs

Eli disse...

Isso me levou de volta a minha infância com meus avós na fazenda sempre tinha doce de mamão, vidros e mais vidros cheios dele. Aí que delícia!

Pri disse...

Puxa demorei pra responder... mas lá vai:

Então, Karen...
Aqui em casa sempre fazemos com o mamão verde... acho que tem mais chance de dar certo.

Brigada, Sonia, por sua dicas... muito legal.

Oi Lica...
Nem fale... não tem como não lembrar a infância, né?

Bjinhos pra todas vcs, meninas.

Anônimo disse...

Ola pesquisei, e pesquisei ate cair aqui, fiz o doce e ficou uma delicia, nunca mais quero outra receita.

Adorei.....

Anônimo disse...

oi minha linda, fiz o doce do jeito que vc disse e ficou uma delicia, minha mulher disse que de agora em diante ela vai deixar os doces por minha conta, (não sei se fico triste ou contente, rs) minha filhinha ta pedindo pra fazer mais!! bjos minha linda.

Anônimo disse...

Olá!! Comprei um mamão formosa verde, estava procurando uma receita que ficasse verdinho, encontrei muitos, mas o que queria mesmo era saber como fazer pro doce ralado ficar verde, mas vou fazer este seu ou melhor de sua mega doce mãe. Beijinhos...

samara disse...

Essa receita parece muito boa..mais deixa eu te perguntar esse doce pode ser feito com casca? e pode por corante alimenticio verde pra realçar a cor? uma vez comi um doce da mãe de uma colega e tava uma delícia e o seu parece muito com o dela. obrigada.

Pri disse...

Olá Sammy...

Muito obrigada pelos comentários!
Realmente fica uma delícia...
Nunca fiz este doce com casca... acho que é melhor tirar... pode ser que amargue!
Com relação ao corante... dificilmente uso, pq prefiro as receitas mais naturebas... mas deve dar certo, sim!

Bjinhos.

jardineiro disse...

Na chácara onde nasci tinha muito mamão. Eram tantos e de várias qualidades, que quem mais aproveitava eram os passarinhos, especialmente saíras e sanhaços. Lá nossa empregada fazia doce de mamão verde ralado, ficando parecido com o de cidra. Quando morei em Campinas, minha irmã tinha uma chácara em Jaguariuna, na beiro do rio e lá também tinha mamão. Agora, tenho muito mamão na minha casa, mas o clima não ajuda no amadurecimento (frio e umidade). Encontrei sua receita e agora vou aproveitar as frutas.

Selpe disse...

Olá Pri...
Achei interessante a receita do mamão (verde)vou arriscar!
Você disse não saber sobre a receita de doce de abóbora?
Então siga as instruções, desta receita:
-3 kilos e meio de abóbora
-1 kilo e 400 gramas; sendo (1.150 gramas de açucar e 250 gramas de rapadura)
-250 gramas de coco(fruta) ralado
- 1 pitada de sal e cravos a gosto

Modo de fazer: escolher abóbora de cor bastante vivo(forte), picá-la em cubinhos; colocar em panela grande(6 litros)com fundo reforçado, junto com o açucar, rapadura, cravos e pitada de sal; reservar o coco(fruta) ralado; cozer em fogo forte, por 01 hora e 45 minutos, sempre mexendo até desmanchar, após colocar o côco e deixar + ou - 1 hora, sempre mexendo, até a massa ficar um pouco brilhante(com pouca calda).
Deixar esfriar e guardar na geladeira em vasilha de vidro(consumir em no máximo 10 dias).

Unknown disse...

a quem interessar e respondendo ao anonimo : para o doce de mamão ficar verde e so fazer o doce na panela de cobre eu sempre faço

Unknown disse...

HUM...
Q DELICIA PRI!!!!!!!
ADORIE ESSA RECEITA...
ME ADD NO ORKUT É JANAINARIESBORGES@HOTMAIL.COM OU JANAINAPARAGUAYA@HOTMAIL.COM
BJS ADOREI A RECEITA
DE JANAINA

Unknown disse...

perfeito, me tirou de uma enrascada; nora queria doce de mamão verde e eu não sabia fazer....... obrigada

estrela do mar disse...

achei lindo o doce , más cade a receita pra que eu possa fazer.

Rosália Moreira disse...

De-lí-ci-a!!!!